Subscribe to RSS feeds

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Déjà vu


Déjà vu é usualmente uma impressão de já ter visto ou experimentado algo antes, que aparentemente está a ser experimentado pela primeira vez. Se assumimos que a experiência é na verdade uma recordação, então o déjà vu ocorre provavelmente porque uma experiência original não foi completamente codificada. Nesse caso parece provável que a situação presente dispare a recordação de um fragmento do passado que se baseia numa experiência real mas de que temos apenas uma memória vaga. A experiência pode ser perturbadora, principalmente se a memória está tão fragmentada que não há conexões fortes entre esse fragmento e outras memórias ou nenhuma conexão consciente pode ser feita entre a situação atual e a memória implícita.
Ou seja, a sensação de já ter estado lá é muitas vezes devida ao fato de já lá ter estado, mas ter esquecido a experiência original porque não prestou atenção na experiência original. A experiência original pode ter ocorrido apenas alguns minutos ou segundos antes. Por outro lado, a experiência de déjà vu pode ser devida a ter visto imagens ou ouvido relatos vivos muitos anos antes. Essas experiências podem ser parte de uma fraca recordação de infância, erradamente acreditada como tendo ocorrido numa vida passada só porque "sabe" que não ocorreu nesta vida.
Finalmente, é possivel que a sensação seja disparada por ação neuroquimica no cérebro que não está ligada a nenhuma experiência do passado. Sente-se estranho e associa a sensação com já ter experimentado isso antes, mesmo se a experiência é completamente nova. Ou seja, déjà vu (do francês) pode não envolver um falso reconhecimento de algo que que já se viu antes. Essa semana experimentei essas sensações, por 2 vezes em Londres e elas foram muito intensas, motivo do post atual. Na minha adolescência sonhei que chegava em Londres, trocava dinheiro e conhecia as ruas de Londres...sonho muito antigo, que essa semana foi revivido muito intensamente, em duas ruas que visitei em Londres...muito estranho a sensação de ja "ter" estado ali, naquela situação, antes...

0 comentários: