Subscribe to RSS feeds

quinta-feira, 11 de março de 2010

Nelson Pilar Monument

Edwin Smith photograh (1965)

Último dia 8 de março, fez 44 anos da explosão que culminou na destruição de um dos mais polêmicos monumentos europeus, que ficava bem aqui no centro da cidade, na O'connell Street, principal avenida de Dublin.
A coluna ou pilar foi  desenhado pelo arquiteto inglês Willian Wilkins em 1808. Media 40 metros de altura com diâmetro na base de 4 metros e na época era considerada a coluna dórica mais alta do mundo. No alto da coluna foi colocada uma estátua do general inglês Lord Nelson. Ele ganhou fama como líder naval nas batalhas Napoleônicas e se tornou um herói no Reino Unido. Na época o Monumento se tornou um ponto de encontro dos dublinenses e funcionava como terminal dos bondes na época. Dentro do Monumento havia uma escada em espiral , que levava até uma plataforma ,com uma ótima vista da famosa avenida O'connell street.
Depois de um ano, quando foi tirada essa primeira foto, o Pilar de Nelson foi explodido porque era um símbolo britânico impopular entre os irlandeses. Simbolizava o domínio inglês, a guerra e a fome na Irlanda. O IRA resolveu culminar o cinquentenário do levante da Páscoa ( um ato revolucionário irlandês), com a explosão do Monumento que ocorreu às 2 da manhã do dia 08 de março de 1966. 

Nelson Pilar Monument, bombardeado em 1966.

O SPIRE de DUBLIN

  É um monumento alto, em forma de agulha, com 120 metros de altura, situado na avenida  O'Connell Street, em Dublin, na Irlanda. Tem como nome oficial  "Monumento da luz" (em língua irlandesa: An Túr Solais). Encontra-se no mesmo local onde outrora existiu o monumento dedicado a Lord Nelson, conhecido como Nelson's Pillar, ou o pilar de Nelson.


Concebido pela empresa "Ian Ritchie Architects", é constituído por um cone alongado de diâmetro na base   de 3 m, que vai se estreitando até atingir os 15 cm de diâmetro do ponto mais alto. É considerado como a maior escultura do mundo, tendo a sua construção sido adiada por dificuldades na obtenção de licença e do cumprimento da legislação ambiental. Foi construído a partir de oito tubos ocos de aço inoxidável. O aço foi deformado de forma a refletir a luz de forma sutil. O metal muda de cor devido às suas propriedades refletivas. Durante o dia, mantém o seu aspecto de aço, mas quando se aproxima o anoitecer e o céu começa a mostrar tonalidades vermelhas e rosas, o monumento parece fundir-se com ele. À noite, a base do monumento possui uma luz ténue, e no topo, uma iluminação própria.


O monumento foi concebido como parte integrante de um projeto de revitalização da Avenida O'Connell Street, no coração de Dublin, em 1999. A avenida e a área circundante eram vistas como zonas em declínio desde os anos 70. Alguns apontavam como causas para este declínio o aparecimento de restaurantes de comida rápida e lojas de produtos baratos ,com uma imagem pouco cuidada do ponto de vista arquitetônico e estético, assim como a existência de locais abandonados e a decisão do IRA de bombardear o pilar de Nelson em 1966.
Nos anos 90, foi lançado um plano de reurbanização. A arborização da rua foi revista, uma vez que algumas árvores tinham crescido demasiado. As estátuas foram limpas, e algumas transferidas para outros locais. Os donos das lojas foram obrigados a substituir os anúncios das suas lojas por outros mais atraentes.
O trânsito urbano foi reorganizado, de forma a ser possível dedicar um maior espaço entre os pedestres. O ponto central desta regeneração seria o monumento substituto do pilar de Nelson, o "espeto" de Dublin, que foi escolhido em uma competição entre arquitetos internacionais.


O Spire de Dublin, agora conhecido como um dos cartões postais da cidade, foi inaugurado em 1999, e é conhecido como o espeto ou agulha de Dublin. Apenas isso. Uma polêmica gerada em torno desta nova escultura e que causa mais indignação, do que orgulho entre os irlandeses, foram os gastos excessivos com a construção ( em torno de 4 milhões de euros) pelo governo e que deveriam ter sido utilizados em outras benfeitorias ou na melhoria da saúde da população dublinense.


0 comentários: