Subscribe to RSS feeds

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

LUAS X IRISH RAIL

LUAS - metrô ou bonde de luxo

As estações- todas informatizadas



estação do Luas - em Heuston Station


Luas - linha vermelha e verde

estação do Irish Rail Heuston Station

IRISH RAIL



IRISH RAIL - painel informativo sobre sua localização.


Vou falar um pouquinho sobre transporte ferroviário aqui em Dublin e na Irlanda. Aqui em Dublin tenho utilizado muito o LUAS, que é um bonde todo modernozo (bonito) que circula somente pela cidade de Dublin. São duas linhas, a verde (que conecta o bairro Sandyford ao centro, no parque Sthefens Green - 22 minutos o percurso) e a vermelha (que conecta o bairro de Tallaght à Estação Connoly - 48 minutos o percurso, no centro de Dublin, também)...acho esta mais interessante, porque circula no centro e vc pode utilizar o LUAS para viajar entre as estações de trem "Heuston" e "Connoly" para pegar trens para a Irlanda toda. O LUAS é conveniente, dinâmico, confortável e com grande capacidade para transportar passageiros, com segurança, entre as estações todas equipadas, com painéis que mostram os horários das viagens e a aproximação do próximo trem, a ser utilizado. É a coqueluche e o orgulho da cidade de Dublin. O engraçado e incoveniente é que as duas linhas, a verde e a vermelha NÃO se cruzam, dificultando sua utilização, mesmo sendo esta ,uma inovadora ideia, sobre meios de transporte na cidade.Visite o site, para obter informações mais detalhadas e horários de funcionamento e tarifas: http://www.luas.ie/.
.

A outra sensação, e muito apreciada por mim, tem sido a utilização dos trens aqui na Irlanda, ja que no Brasil, esse meio de transporte é escasso e muito pouco difundido. Os trens irlandeses são modernos, confortáveis e pasmem...sempre estão no horário. Não queira chegar à estação Heuston ou Connoly 1 minuto atrasado..."eles" partem britanicamente no horário. São limpos, silenciosos, com restaurante à bordo, e bem informatizados. Vc inclusive, pode acessar internet à bordo...um luxo!!! Ja viajei para Galway e Killarney e recomendo.O mais interessante, que eu posso comprar antecipadamente o ticket para viajar, no site da empresa que opera os trens aqui na Irlanda, sem sair do conforto da minha casa, pagando com o meu cartão LASER do AIB Bank.Visite o site, para maiores informações: http://www.irishrail.ie/home/.

2 comentários:

Anônimo disse...

O trem esta sempre no horario? Vc ta brincando ne? Aposto que vc nao o utiliza todos os dias, senao nao diria isso. O trem vive quebrando, chegandoa trasado, com problemas no trilho... um saco. Ai vc chega atrasado no trabalho e tem q repor as horas nao trabalhadas. Fora quando o trem pára de vez e vc tem q catar um onibus pra 1 hora e meia depois chegar no trabalho. O Luas é o mais caro mas é o melhor sistema de transporte aqui de Dublin. Ja o Dublin Bus nem falo nada, nao me pronuncio. Odeio Dublin Bus!
Bjs, Thais

Wagner,Brasil disse...

Thais...seja bem-vinda...vc esta certa...mas eu não falei sobre o DART, os trens que circulam na cidade de Dublin, entre os bairros e cidadezinhas adjacentes...eu falei sobre os trens, que viajam pra fora de Dublin e pela Irlanda, o irishrail...é diferente...entendeu?...abraços...Wagner.