Subscribe to RSS feeds

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Estátuas de Dublin 16, 17, e 18

16) Robert Emmet (04/03/1778 - 20/09/1803):



Foi um líder rebelde nacionalista irlandês. Ele liderou uma rebelião fracassada contra o domínio britânico em 1803 e foi capturado, julgado e executado por alta traição.
Robert Emmet nasceu em Dublin, ele era o filho mais novo do Dr. Robert Emmet (1729-1802), um médico do Estado, e sua esposa, Elizabeth Mason (1740-1803). Os Emmets viviam confortáveis, em uma casa em St. Stephen's Green e em  uma residência de campo, perto de Milltown.  Um de seus irmãos mais velho, foi o nacionalista Thomas Addis Emmet, um amigo próximo de Theobald Wolfe Tone, que era um freqüentador assíduo da casa, quando Robert era uma criança.
 Robert Emmet entrou para o Trinity College de Dublin, em Outubro de 1793, com a idade de quinze anos. Em dezembro de 1797 ele se juntou ao College Historical Society, uma sociedade de debates. Enquanto estava na faculdade, seu irmão Thomas e alguns de seus amigos se envolveram no ativismo político.  Robert se tornou secretário de uma sociedade unida irlandês na faculdade, e foi expulso em abril de 1798.
 Após o levante de 1798, Robert Emmet estava envolvido na reorganização dos derrotados na Sociedade do Reino Irlandês. Em abril 1799 foi emitido um mandado de prisão, e ele escapou, e logo depois, viajou para o continente na esperança de obter ajuda militar francêsa. Seus esforços foram infrutíferos, e ele voltou para a Irlanda em outubro de 1802.  Em Março do ano seguinte, ele começou os preparativos para outra rebelião, com os revolucionários e companheiros Thomas Russell e James Hope.  Ele começou a fabricar armas e explosivos em lojas de Dublin. Ao contrário de 1798, os preparativos para a rebelião estavam escondidos com sucesso, mas uma explosão prematura de um dos depósitos de armas de Emmet matou um homem, obrigando Emmet a antecipar a data da rebelião, antes que as autoridades suspeitassem. Houveram  confrontos esporádicos, nas ruas de Dublin e que continuaram durante a noite até que finalmente, foram sufocados pelos militares, resultando na morte de mais de cinqüenta rebeldes.
Emmet fugiu para se esconder, mas foi capturado em 25 de Agosto, perto de Harold's Cross. Ele foi julgado por traição em 19 de Setembro 1803.
 Depois que ele havia sido condenado, Emmet elaborou um discurso, chamado de  "o discurso do Dock", que é especialmente lembrado por suas frases de encerramento e garantiu sua fama póstuma, entre os republicanos irlandeses. "Estou aqui pronto para morrer".  "Eu não estou autorizado a reivindicar as minhas atitudes como revolucionário, e que nenhum homem se atreva a reivindicar. E quando estou impedido de reivindicar a mim mesmo, que os homens não se atrevam a me caluniar.  Deixei meu caráter e meus motivos repousos na obscuridade e na paz, até que em outros tempos e outros homens, possam fazer-lhes justiça.  Então, minhas atitudes serão justificadas, e o meu epitáfio será escrito.
 Em 19 de Setembro, Emmet foi considerado culpado de alta traição e sentenciado a ser enforcado, arrastado e esquartejado.
 No dia seguinte, 20 de setembro, Emmet foi executado em Thomas Street. Ele foi enforcado, e decapitado. Os restos mortais foram então enterrados secretamente. O paradeiro de seus restos mortais tem permanecido um mistério.  Suspeita-se que ele tenha sido enterrado secretamente na abóbada de uma igreja anglicana  aqui em Dublin. Quando os cofres foram inspecionados em 1950,  um cadáver sem cabeça que não pôde ser identificado, foi encontrado. Na década de 1980 a igreja foi transformada em um clube noturno e todos os caixões  foram retirados dos cofres.  O que foi feito com o cadáver misterioso, é desconhecido.

17) Sean Russell (1893 - 14/08/1940):




Foi um republicano irlandês que ocupou altos cargos no IRA, até o fim da Guerra da Independência irlandesa. De 1922 até sua morte, ele continuou sendo um membro sênior e chefe de gabinete do IRA, embora dividida e proibida,  retirou-se das causas políticas da sociedade irlandesa.
Nascido em Fairview, Dublin, em 1893, Russell se juntou aos Voluntários irlandeses em 1913. Após a Guerra Irlandesa de Independência , ele era ligado ao IRA e tornou-se diretor de armas e munições, em 1920. Em 1925, após a Guerra Civil Irlandesa, foi encarcerado na Prisão Mountjoy, mas escapou em 25 de novembro, em uma fuga que ele ajudou a organizar.
Foi um militante muito ativo do IRA. Até hoje, sua estátua no Parque Fairview em Dublin, sofre com  ataques de vandalismo, por sua incitação ao comunismo e ao nazismo.


18) Wolfe Tone (20/06/1763 - 19/11/1798):




Theobald Wolfe Tone , foi um revolucionário irlandês. Ele  voltou sua atenção para a política desde jovem. Inspirado no exemplo da Revolução Francesa, ele ajudou a fundar em 1791 a sociedade do reino irlandês, que trabalhou para unir católicos e protestantes em uma causa comum contra a opressão Inglêsa na Irlanda. Ele desempenhou um papel de liderança na convenção católica de 1792. Em 1794 ele foi implicado na intriga de uma invasão francesa da Irlanda, mas foi autorizado a deixar o país, indo para os Estados Unidos. Ele negociou (1795) com o ministro francês,  auxílio para  uma rebelião irlandesa e em 1796 foi para Paris. Ele organizou várias expedições mal sucedidas à Irlanda, Em uma delas foi derrotado por um esquadrão  Inglês, e Tone foi capturado. Ele foi submetido a corte marcial e condenado por traição, mas ele cometeu suicídio antes que sua execução, fosse realizada. Ele foi o autor de uma série de panfletos políticos. Estes, com sua autobiografia e revistas, foram editados em 1826 por seu filho. Tornou-se um mártir para a Irlanda.

0 comentários: