Subscribe to RSS feeds

quinta-feira, 11 de março de 2010

Finger Food


Casamentos e festas mais descoladas já aderiram ao "finger food", ou seja, alimentos que são comidos com as mãos mesmo. Essa moda na gastronomia européia veio para ficar e sem dúvida é uma ótima opção para quem vai receber os amigos em casa.


Várias vantagens fazem você optar por esse conceito. Uma delas é a de oferecer vários sabores em uma refeição. Basta usar molhos variados. Os pratos principais são transformados em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Vale fazer jantares temáticos, com comidinhas japonesas, ou usar delícias da cozinha mexicana, nachos ou tortillas. 
Aqui na Irlanda isso é muito comum. Nas festinhas, geralmente dentro de casa, por causa do frio, é a maneira mais prática. Nos pubs irlandeses é possível pedir antecipadamente, quando vc reserva uma mesa,  o acompanhamento dos "finger food". Geralmente, batatinhas fritas, salsichas enroladinhas, cebolas à milaneza, e por ai vai...tudo com um toque de molhos e curry, as vezes apimentados.
Já estou até me acostumando, quando chego em uma festa, não dar de cara com coxinhas, esfhirinhas, kibezinhos, tortinhas, bolinhas de queijo, empadinhas...aqui não tem isso..uhauhauahuahauahuahuah.

Também dá para adaptar alguns utensílios que se tem em casa, entre eles, pequenas tigelas, colherinhas ou mesmo potinhos de plástico próprios para isso que não custam muito caro.
Faca e garfo são pouco usados. "O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palinetes, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base". O melhor dessa história é que no final de tudo, você não tem uma pilha de louça te esperando.


A expressão "finger food" tornou-se conhecida quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir aperitivos pequenos para comer com a ponta dos dedos. O motivo: não borrar o batom.


Simples, mas requintados e saborosos, os Finger Food já são os petiscos mais utilizados nas festas e recepções. Sua fácil adaptação se deu principalmente pela forma simplificada e criativa de servir, possibilitando que os convidados peguem os alimentos com as pontas dos dedos e coloquem de uma só vez na boca.
Estes petiscos são, também, uma grande possibilidade de economia. Em alguns jantares de casamentos modernos, a comida servida em potinhos pode reduzir os gastos em até 25%.

2 comentários:

Anônimo disse...

meu amigo lindo e maravilhoso hehe adorei sua presenca na minha festa e pode ver o quao simples e chique foram os finger foods adorei a materia sou sua fa numero 1 em kkk

Mr. Lemos disse...

deu uma fome danada agora....