Subscribe to RSS feeds

sábado, 20 de março de 2010

The New DUBLIN Airport


Hoje passei pelo Aeroporto de Dublin, que está em processo acelerado de finalização. Vias pavimentadas, novas rotas sinalizadas, ja passando pelo interior do novo terminal 2, decoração e projeto de calçamento e jardinagem em andamento. É o novo orgulho dos irlandeses e que ficará pronto em novembro de 2010, segundo estimativa do projeto. A estrutura envidraçada é belíssima. Está praticamente pronta.
O projeto arrojado colocará o passageiro no coração de Dublin com os planos de melhoria e de expansão. Durante a primeira fase do programa de investimentos, que começou em 2006, foi  investido mais de € 1,2 bilhão para melhorar radicalmente a experiência de viajar dos passageiros no aeroporto. Foi preciso expandir, porque o número de passageiros duplicou nos últimos 10 anos. Mais de 23,2 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto de Dublin em 2007 e agora é o oitavo maior aeroporto da Europa para  tráfego internacional.
 

No momento, eles estão finalizando o edifício do Terminal 2, que é a peça central do programa de transformação. Os trabalhos no Terminal 2 começaram em outubro de 2007 e serão entregues ao público em novembro próximo. Estas novas instalações vão permitir que o novo Aeroporto de Dublin aumente o tráfego aéreo e o de passageiros, e irá criar um aeroporto moderno, vibrante que vai ser a porta de entrada  para a Irlanda do século 21.


O Aeroporto de Dublin precisa se expandir para lidar com o enorme crescimento do número de passageiros nos últimos anos e para proporcionar melhores instalações para todos. Pouco mais de 10 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto de Dublin, em 1997. Em 2008, esse número mais que dobrou para quase 23,5 milhões de viajantes. O número de passageiros que utilizaram  o Aeroporto de Dublin no ano passado, é três vezes maior do que a população de Londres e quase 15 vezes maior que a população de Dublin. Ele também irá garantir que Dublin se posicione para melhorar o fluxo de passageiros e cargas no futuro, com as novas instalações entregues no âmbito do plano de expansão, que vai permitir ao aeroporto lidar com mais de 35 milhões de passageiros ao ano.
 

A empresa operadora e responsável pela ampliação estão cientes da importância que o Novo Aeroporto desempenhará na promoção da cidade de Dublin, da Irlanda,  tanto para negócios quanto para o lazer. É com urgência que as novas instalações, ajudarão a estimular também a área econômica. A Irlanda tem uma das economias mais abertas da Europa e quase dois terços do desempenho econômico irlandês  está relacionado  a produção de bens e serviços. Tipicamente, em 27 estados membros da União Europeia, as exportações representam cerca de 30% do PIB. Uma maior eficiência do Aeroporto de Dublin é imprescindível  para manter as antigas  multinacionais e atrair novos investimentos. O turismo é outra fonte riquíssima na economia irlandesa, e Dublin é a principal porta de entrada para viajar por toda  Irlanda e que  representa 75% do tráfego do país e cerca de 60% do tráfego aéreo de toda a a ilha. A expansão do Aeroporto de Dublin tem como objetivo melhorar as instalações a curto prazo, que irá ajudar a estimular o crescimento econômico e impulsionar o turismo.
Bem, se você está pensando em vir para cá ou se você não veio à nado do Brasil ou de navio, com certeza passou ou passará pelo aeroporto de Dublin. Como diz o guarda da imigração, depois de conferir se está tudo bem com  "você" e com os seus documentos da escola e da acomodação:
"WELCOME TO IRELAND".

 



Dublin Airport Autority


Assista o vídeo do cronograma, maquete,construção e design do Novo Aeroporto de Dublin à ser inaugurado em Novembro de 2010. (estimativa): 

2 comentários:

Mr. Lemos disse...

Boa! Legal é que os caras estão trabalhando rápido! Ainda lembro do comecinho das obras. Que seja um tempo de muitas viagens para todos nós...

Mr. Lemos disse...

Ah, meu amigo... fiquei te devendo a matéria da múmia. Pode ver num desses links:

http://www.youtube.com/watch?v=e1PxGR6Pd6Y

http://terratv.terra.com.br/Noticias/Mundo/4201-275591/Visitantes-tocam-em-mumia-para-ter-sorte-na-Irlanda.htm