Subscribe to RSS feeds

sábado, 13 de março de 2010

Saint Patrick's Day


Dia de São Patrício (em inglês: Saint Patrick's Day, em irlandês: Lá ’le Pádraig or Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda, e é normalmente comemorado no dia 17 de Março. As pessoas vestem-se de trajes verdes.
O primeiro "Saint Patrick's Festival" foi realizado no dia 17 de Março de 1996. Em 1997, tornou-se um evento de três dias, e em 2000 foi um evento de quatro dias. Em 2006, o festival durou cinco dias.


No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da Igreja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903. Na Inglaterra, foi introduzido no Parlamento pelo irlandês James O'Mara. Mais tarde, O'Mara introduziu a lei que proibia que os pubs fechassem no dia 18 de Março, uma providência que só foi mudada nos anos 70. A primeira "parada" ocorreu em Dublin, no ano de 1931.


Nascido em 386  AC ( falecido  17 março de 460- 493) na costa oeste da Grã-Bretanha, a pequena localidade galesa de Banwen é frequentemente referida como seu lugar de nascimento, embora haja muitas hipóteses sobre este fato. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges. Para explicar como a Santíssima Trindade era "três" e "um", ao mesmo tempo, utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.


É muito reverenciado nos Estados Unidos devido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em Manhattan, Nova Iorque, há uma catedral com o seu nome, sede da arquidiocese da metrópole. No dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América.


São Patrício é mais conhecido por "espantar" as cobras da Irlanda. É verdade que não existem cobras na Irlanda, e provavelmente nunca houve - a ilha foi separada do resto do continente no final da Era Glacial. Assim como muitas religiões pagãs, o símbolo da serpente era comum e normalmente cultuado. Espantar as cobras da Irlanda provavelmente seria o simbolismo para terminar com essa prática pagã. Embora não tenha sido o primeiro a trazer o cristianismo para a Irlanda, Patrício é considerado como a pessoa que encontrou os Druidas de Tara e aboliu seus rituais pagãos. A história conta que ele converteu os chefes e governantes dos guerreiros, batizando-os e os milhares de seus súditos nas "Holy Wells", que permanecem com esse nome.


Existem vários registros da morte de São Patrício. Um dos registros diz que ele morreu em Saul, Downpatrick, Irlanda, em 17 de março de 460 a.C. Seu maxilar foi preservado num santuário de prata e sempre é pedido em casos de epilepsia, nascimentos e como proteção contra "mau olhado". Outro diz que ele morreu em Glastonbury, na Inglaterra, e que foi enterrado lá. A capela de São Patrício ainda existe, como parte do mosteiro de Glastonbury. Hoje em dia, muitos locais de culto católico ao redor do mundo têm o nome de São Patrício, incluindo catedrais em Nova Iorque (EUA), Dublin (Irlanda) e Toowoomba, Queensland (Austrália).

*
Este post, em especial, eu dedico ao meu saudoso amigo, José carlos de Souza, uma pessoa culta e inteligentíssima, que foi o primeiro a me contar sobre a vida e crença em São Patrício, quando eu tinha ainda uns 20 anos de idade e nem pensava em pôr os pés aqui, na Irlanda. Obrigado, eterno amigo.

*

4 comentários:

Anônimo disse...

Bem interessante a História do Saint Patricks Day! Parabéns seu blog,é muito informativo! Vi tbm no blog que a temperatura estar 9 graus em Dublin... que maravilha!! enquanto aqui no Rio estamos derretendo com 39 graus hoje...

Wagner,Brasil disse...

Obrigado Jaildo...estamos com temperatura amena esses dias..a primavera esta chegando...abraço...wagner.

Monica disse...

Parabéns pelo Blog e pelas aulinhas de história q nos proporciona, e claro sempre com alto astral!

Essa festa de St Patrick la nos USA, é lindissima, as ruas de Manhattan fecham, e o desfile é maravilhoso, fomos varias vezes assistir, ja q lá tbem é feriadão rsrs...
Happy St. Patrick's Day, may God Bless you and protect you always!

Anônimo disse...

Ah deve ser muito maneiro esse feriado, ja vi umas fotos e também uns videos dos desfiles....muito legal msm