Subscribe to RSS feeds

sábado, 8 de maio de 2010

Kilmainham Prisão



Entrada da Prisão Kilmainham, em Dublin 8 

Essa semana tivemos nosso primeiro passeio cultural, organizado pela minha escola MEC, aqui de Dublin. Fomos com a professora Jane conhecer a famosa Prisão de Kilmainham, que fica ao sul de Dublin. Estudantes pagam € 2. 

Museu dentro da Prisão            e                    ala de celas antigas

Kilmainham Jail, como é chamada, foi construída em 1796 para abrigar os revolucionários irlandeses, dominados pelos ingleses na época. Atualmente é uma prisão inativa, a maior da Europa e se tornou um museu cheio de histórias do passado, do sofrido povo irlandês. Ficou conhecida como a "Bastilha irlandesa".

Cela abandonada                  e                   Cárcere do Líder revolucionário Parnell

Recheada de histórias do passado, como por exemplo: corredores mal assombrados, porque um preso se enforcou em uma das celas, o casamento de um dos famosos líderes do "Levante da páscoa de 1916", Josefh Plunkett, que se casou dentro da prisão, na capela, um dia antes de ser executado, ou a prisão de um menino de 5 anos, preso por roubar uma maça.  






                    Parte externa Prisão
                  Cenário de grandes filmes

                               A Kilmainhan Jail faz parte direta da história do país, pois aprisionou muitos dos que lutaram contra a ocupação Inglesa na Irlanda. As mortes mais famosas do lugar foram as dos 14 líderes que falharam na rebelião de 1916. Entre eles, estavam Padraig e William Pearse, James Connolly (o sobrenome hoje dá nome a uma das estações de trem de Dublin), Eamon Ceannt e Sean McDermott. Ah, o último prisioneiro foi o líder anti-tratado do IRA, Eamonn De Valera, que foi Primeiro Ministro e mais tarde, presidente da Irlanda. Depois de libertarem ele, o local foi fechado e reaberto quando completou 50 anos contados a partir da rebelião de 1916. A maioria dos presos, eram executados por enforcamento, do lado de fora, no pátio da prisão. 

Guia interagindo com turistas e estudantes             Minha professora Jane

O guia que acompanhou nossa visita fez um relato muito interessante sobre as histórias do passado da prisão e contou algumas curiosidades sobre o local: Kilmainham serviu de cenário para vários filmes, dentre eles: "Em nome do Pai" (tem um post falando sobre este filme aqui no blog), "Michael Collins, o preço da liberdade" e a gravação de um dos clipes musicais do U2 "A Celebration".



Uma das coisas que eu aprendi no passeio e que não sabia, porque eu não sou irlandês...hellooooooooô...é o significado das cores da bandeira irlandesa:


O verde simboliza os católicos; o laranja representa os protestantes do Norte; o branco faz referência à esperança de paz entre ambos. Estas cores foram pela primeira vez usadas pelo Movimento da Juventude Irlandesa, "Young Ireland movement" em 1848. Veio a ser usada novamente em 1916 durante a “Easter Rising” ou Levante da páscoa. O verde simboliza a história Gaélica e a secção Anglo-normanda (católicos romanos) do país. O laranja relembra a secção protestante e apoiantes de William of Orange. O branco, simboliza e evoca a paz entre os dois: protestantes e católicos.

A turma toda da escola MEC no passeio cultural. Quem fez a foto, foi a professora Jane.

7 comentários:

Sah disse...

amei seu blog, vou pra irlanda em julho!!!!!!!

Mr. Lemos disse...

Boa! Passou bem a experiência do lugar. Acho que vou lá meter matéria... hehe. abracao

. disse...

Nossaaa pura cultura ameiiii, essa semana mesmo vou visitar essa prisão, vc é demais, já estava indo procurar o clip do U2 no youtube mais nem precisou vc colocou no blog, à respeito das cores da bandeira eu também não sabia o significado, é claro né eu também não sou irlandesa rsrsrs helooooô, parabéns vc é d++++

Wagner,Brasil disse...

Gabiiii..amanha conto os detalhes do tour pela prisão, no almoço de dias da sua mamãe..a Nice...maravilhoooooosa...beijos.
Vou ligar pra minha também...thanks GOD, I still have mine...Lucky me.

Mateus Boing disse...

Muito legal, Wagner. Nunca fomos lá. Temos que ir, definitivamente.

A história da bandeira me levantou uma dúvida: qual é a bandeira da Irlanda do Norte? Fui checar e vi que não existe!

O governo do país usa a bandeira do Reino Unido, que também é usada por protestantes junto com outras bandeiras que simbolizam o Unionismo.

Já os católicos usam a bandeira tricolor da Irlanda. Rapaz, a parada é dura mesmo lá em cima.

Abraço

Ps.: Só passo aí para pegar o presente quando rolar frango na cerveja.

Wagner,Brasil disse...

Huahuahuhuahuah...rapá..tu quase me matou de rir...ta, vai rolar o frango na cerveja com a Karla e a filhota...abração...obrigado.

Andreza disse...

Adorei o blog e com certeza vou visitar o seu salão quando estiver em Dublin, afinal cabelos afro sempre precisam de cuidados.