Subscribe to RSS feeds

terça-feira, 4 de maio de 2010

Veronica Guerin

“Se o grão de trigo não morrer, não é possível obter a farinha para o pão.”




Já tinha assistido esse filme em 2004 no Brasil, sem nunca imaginar que um dia estaria morando aqui na Irlanda onde a personagem principal e os fatos se desenvolveram. Revendo esse filme ontem, pude analisar sob uma nova ótica, pelo fato de ja ter estado em alguns lugares, das locações do filme. Foi muito estranho e ao mesmo tempo surpreendente, porque podemos ver no filme, o dia a dia da cidade de Dublin, exatamente como ela é.
O filme foi lançado em 2003, baseado em uma história real, dirigido por Joel Schumacher, com Cate Blanchett no papel da protagonista, Veronica guerin. A trilha sonora é da cantora irlandesa Sinead O'Connor, "One more day".
 Veronica Guerin (Artane, 5 de julho de 1958 — Dublin, 26 de junho de 1996) foi uma jornalista irlandesa.
Começou tardiamente na profissão, depois dos 30 anos, e gostava do jornalismo investigativo. Exemplo de determinação e coragem, sua vontade incessante por justiça fez com que pagasse com a vida a investigação a fundo sobre a máfia e o tráfico de drogas em Dublin, capital da Irlanda, durante a década de 1990. Denunciou também a ligação que alguns dos mais importantes gângsteres tinham com o IRA. Sofreu um atentado e chegou a ser espancada por um dos maiores mafiosos da cidade.
Depois do seu assassinato, a população da Irlanda se revoltou e foi às ruas fazer protestos, e os barões do tráfico tiveram seus bens confiscados e foram presos. Um ano depois do acontecido, os crimes caíram em mais de 15% na Irlanda.
Veronica Guerin era uma repórter investigativa do jornal irlandês Sunday Independent, que resolveu denunciar o esquema de corrupção e tráfico de drogas em Dublin, cidade em que viveu. Graças a suas matérias, ela adquiriu projeção internacional, porém passou a sofrer perseguição por parte dos bandidos.Ela foi assassinada com tiros a queima roupa em Naas, Dublin em 26 de Junho de 1996.
Veronica Guerin é considerada uma heroína na Irlanda


Veronica Guerin

" Be Not Afraid

Greater justice was her ideal and it was her ultimate achievement
Her courage and sacrifice saved many from the scourge of drugs and other crime.
Her death has not been in vain."


Memorial à Veronica Guerin nos Jardins do castelo de Dublin
.

Link do filme sem legendas:
.


5 comentários:

Nivea Sorensen disse...

Valeu pela dica, Wagner. Vou assistir.
Beijo pra vc,
N

Anônimo disse...

Oi, Wagner!
Fiquei curiosa pra ver o filme, até mesmo porque adoro ver filmes sobre pessoas e fatos reais. Vou procurar na locadora!
Bjs!

Wagner,Brasil disse...

bom filme pra vcs...enjoy

Karine Smith disse...

Eu já vi, mas achei chato, apesar da história de vida ser boa.
O livro deve ser melhor.

beijos

Mr. Lemos disse...

Não sabia dessa. Interessou. Valeu, caro guia cultural. abraco