Subscribe to RSS feeds

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Estátuas de Dublin 13, 14, e 15

13) Phil Lynott ( 20/08/1949 - 04/01/1986):



Lynott nasceu  em West Bromwich  (Inglaterra). Sua mãe, Filomena (aka Phyllis) Lynott, era irlandêsa, e seu pai era Cecil Parris, um afro-sul-americano.Quando Lynott tinha quatro anos de idade, ele foi morar com sua avó Sarah em Crumlin, Dublin. Em meados dos anos 1960, Lynott começou a cantar em sua primeira banda, o Águias Negras .Ele fez amizade com Brian Downey, que depois foi convencido a se juntar a banda  'Liffey Beats'. Lynott e Downey rapidamente formaram juntos uma nova banda, intitulada "Orfanato", com o guitarrista John Stanton e o baixista Pat Quigley. No final de 2006 algumas fitas demo da banda "Orfanato" foram descobertas.
Em 1969, Lynott e Downey saíram da banda Orfanato para formar "Thin Lizzy" com o guitarrista Eric Bell e o tecladista Eric Wrixon . Lynott era o principal compositor de Thin Lizzy, bem como o vocalista e baixista. Seu primeiro Top Ten foi em 1973, com uma versão rock da música tradicional irlandesa "Whiskey in the Jar" .O seu maior sucesso internacional de 1976  foi a música "The Boys are Back in Town". A música alcançou o top 10 no Reino Unido, Irlanda e Canadá, e chegou à posição  12  nos E.U.A.
Em 1978, Lynott foi destaque na versão musical de Jeff Wayne's ,The War of the Worlds. Em 1979, sob o nome de "O Greedies" (originalmente "The Greedy Bastards", mas encurtado por razões óbvias), gravou um single de Natal, "A Merry Jingle", com outros membros do Thin Lizzy, assim como Steve Jones e Paul Cook dos Sex Pistols. Ele também se apresentou ao lado de Jones e Cook no álbum de Johnny Thunders 'solo So Alone.
Em 1980, apesar da banda  Thin Lizzy ainda  ter um êxito considerável, Phil Lynott lançou carreira solo com o álbum, Solo in Soho: que foi Top 30 nos álbuns do Reino Unido e rendeu dois singles de sucesso daquele ano, "Dear Miss Lonelyhearts" e "Call King's ". O último foi um tributo a Elvis Presley, e contou com Mark Knopfler na guitarra. Sua carreira solo, The Philip Lynott Album, foi um fracasso discográfico, apesar da presença do single "Old Town". A música "Yellow Pearl" (1982), foi um hit numero 14 no Reino Unido e se tornou a música tema de Top Of The Pops.
Em 1980, ele se casou com Caroline Crowther, filha do comediante britânico Leslie Crowther. O casal teve duas filhas - Sarah, para quem fez uma música em 1979, e Cathleen.
Em 1984, Thin Lizzy  foi dissolvida.
Em 1984, ele formou uma nova banda, o Grand Slam - com H Nagle, Laurence Archer, Brennan Robbie, e Stanway Mark.
Seu último single, "Dezenove", lançado algumas semanas antes de sua morte, foi produzido por Paul Hardcastle..Lynott sempre foi perseguido, por causa do uso de drogas e dependência de álcool. Ele foi internado na noite de 25 de dezembro de 1985, levado de sua mansão em Kew, pela ex-esposa e internado em uma clinica de drogas, onde depois foi levado ao hospital Salisbury, onde foi diagnosticado sofrendo de uma infecção nos rins e fígado.  Ele morreu de insuficiência cardíaca e pneumonia no hospital em 4 de janeiro de 1986 aos 36 anos .
Em 2005, uma estátua de bronze do tamanho de Phil Lynott foi construida na Harry Street, perto da Grafton Street, em Dublin. A cerimônia foi assistida por membros da antiga banda de Eric Bell, Gary Moore, Brian Robertson, Brian Downey, e Scott Gorham, e pela mãe de Lynott.  Sua sepultura no cemitério São Fintan em Sutton é regularmente visitado por familiares, amigos e fãs.


14) Patrick Kavanagh ( 21/10/1904 - 30/11/1967):



Patrick Kavanagh (em irlandês: Pádraig ui Caomhánaigh)  foi um poeta e romancista irlandês. Ele é considerado um dos poetas mais importante do século 20, e suas obras mais conhecidas incluem a novela Tarry Flynn e os poemas Raglan Road e o aclamado pela crítica The Great Hunger. Seu trabalho pode ser melhor classificado como contos do cotidiano irlandês.
Patrick Kavanagh nasceu em townland Mucker Inniskeen, Condado de Monaghan em 1904. Ele era o quarto filho mais velho de dez filhos. Seu pai, James, era sapateiro e pequeno agricultor. Patrick  entrou no comércio de calçado depois de deixar a escola. Ele nunca foi além da classe 6, deixando a vida Escolar em 1916, na idade de 13. Seu amor pela poesia, começou na tenra idade.Ele se auto-educou com a leitura extensiva, muitas vezes,  sob um arbusto, nas fazendas do interior. Durante vinte anos ele viveu uma vida como um jovem agricultor irlandês simples, labutando na fazenda da família que era pequena. Seus pais compraram uma pequena fazenda para ele em Shancoduff townland ao lado de Rocksavage Fort. Como todos os outros agricultores locais, participou na vida rural, comprando e vendendo em feiras e mercados.Ele também foi goleiro do time de futebol Inniskeen irlandês.
Kavanagh começou a escrever versos e começou a apresentar poemas para jornais locais e nacionais. O primeiro a ser publicado em 1928, apareceu no jornal democrata Dundalk e Independente irlandês. Isto foi seguido por poemas que aparecem nas revistas literárias. Em Dublin ele conheceu George William Russell , editor de um jornal estadista irlandês, que o incentivou e deu-lhe livros, entre eles obras de Fiódor Dostoievski, Walt Whitman, Ralph Waldo Emerson, e Robert Browning. Ele tornou-se cada vez mais insatisfeito com os limites da vida rural. querendo o reconhecimento como um poeta, e se associar as pessoas com o mesmo espírito artístico. Em 1938 ele deixou Inniskeen e foi para Londres e lá permaneceu por cerca de cinco meses. Em 1939 se instalou definitivamente em Dublin.
Seu mundo rural lhe rendeu o seu primeiro volume de poemas, "''O Lavrador e Outros Poemas''" que foi publicado em 1936 pela Macmillan Publishers e aclamado pela crítica.  No início dos anos 40 seus poemas estavam começando a atrair a atenção do círculo dos intelectuais. Como indivíduo, ele era considerado  um caipira rude. Em 1942, ''A Grande Fome'', que é uma de suas obras mais admiradas, foi publicada.Kavanagh trabalhou como jornalista em tempo parcial, e começou a escrever uma coluna de fofocas na imprensa irlandesa sob o pseudônimo Piers Plowman 1942-1944 e atuou como crítico de cinema para essa mesma publicação 1945-1949.  Sua novela ''Tarry Flynn'' foi publicada em 1948, e também foi proibida na Irlanda, como alguns de seus poemas perversos . Devido ao consumo excessivo de alcool, que o movia de pub em pub, em Dublin,sua saude se deteriorou e sua morte ocorreu em 1967.

15) Matt Talbot ( 02/05/1856 - 07/06/1925):



Matt Talbot  foi um irlandês venerado por muitos católicos por sua vida de abnegação e mortificação da carne.
Talbot nasceu o segundo mais velho dos doze filhos de uma família pobre na área Strand norte de Dublin, Irlanda. Sua batalha contra o alcoolismo desde tenra idade se tornou famosa pela descoberta póstuma em seu corpo. Tendo bebido excessivamente durante 16 anos. Ele era conhecido por sua generosidade que as vezes era até surpreendente, porque dava parte do seu salário para os pobres, e participava ativamente na melhoria do setor de transporte irlandês e União Geral dos Trabalhadores da cidade. Ele foi, também, um católico devoto. Depois de sua morte, foi descoberto em seu corpo correntes, que carregava no dia a dia, como uma forma de auto-punição. Esse ato levou os estudiosos monges cristãos na Irlanda, que passaram a acreditar que uma vida de sacrifício, de oração e devoção o traria para mais perto de Deus. As correntes foram encontradas por todo corpo de Talbot. Uma corrente, a mais pesada tinha sido presa firmemente ao redor de sua cintura e outras mais próximo de um braço e outra no joelho. Alguns atribuíram as correntes como forma de seu arrependimento por seus pecados, e sua dependência do álcool. Ele se tornou um ícone para a Igreja e para as associações que pregavam a abstinência do álcool na época. Ele foi o maior precursor do surgimento de clinicas de recuperação contra o consumo de álccol, na época e até hoje é lembrado por isso. Sua estátua fica em uma das principais pontes de Dublin e seu processo de canonização pela igreja católica esta em trâmite, em Roma. O Processo Apostólico, oficial, está em juramento no Vaticano, e começou em 1947. Em 3 de outubro de 1975 o Papa Paul VI declarou-a Venerável à canonização de Matt Talbot, que é visto como um grande passo no processo que precisa de provas de um milagre físico, a fim de ser bem sucedida. Matt Talbot foi enterrado no Cemitério Glasnevin, em Dublin, até 1972, quando seus restos mortais foram removidos para a Igreja Nossa Senhora de Lourdes em Sean McDermott Street, Dublin 1. Ele continua sendo uma figura lendária no folclore de Dublin moderna.

fonte: wikipédia

1 comentários:

Anônimo disse...

olá...
onde encontro o poema que está no túmulo de phil lynot?

cofking@hotmail.com