Subscribe to RSS feeds

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A natureza da Existência



Qual é a pergunta mais importante que existe? Após explorar o fenômeno dos fãs de “Jornada nas Estrelas” no aclamado documentário TREKKIES, o diretor Roger Nygard parte para “A Natureza da Existência”, viajando pelo mundo à fonte das filosofias, religiões e sistemas de crenças mundiais, entrevistando líderes espirituais, estudiosos, cientistas, artistas e outros que influenciaram, inspiraram ou chocaram a humanidade. “Fiz uma lista com as 85 perguntas mais difíceis que eu pudesse imaginar”, disse Nygard, “começando com a maior de todas, por que existimos?. “Eis mais algumas perguntas que faço no filme: qual o propósito do homem? O que deu início ao Universo? Onde estava Deus durante o Holocausto? O que é a verdade? As pessoas devem transar antes do casamento? Qual a melhor forma de encontrar a felicidade? Onde fica o paraíso? De onde vêm as vozes da minha cabeça?” Como você as responderia? Qual viagem é mais importante que aquela que nos leva mais perto de encontrar o sentido de nossa existência?

Depois de assistir este documentário, o primeiro sentimento que me ocorreu foi uma certa "confusão", uma descrença e uma certeza. Viver a vida como ela realmente vem para você...não vou me preocupar mais com os detalhes...

Qual o nosso propósito aqui?
Se num acidente aéreo, 299 pessoas são destruídas instantaneamente,  e apenas uma sobrevivi, qual foi o propósito disto?...uma pessoa de sorte? Foi um milagre? Então porque Deus não impediu que o avião caísse? Neste caso Ele seria um Deus arbitrário, que temeríamos. Deixaríamos de amá-lo, por isso?
Deus é amor.
Deus é a natureza.
Deus está dentro de nós.
Deus é a força da vida.
Existe vida após a morte?...sim, e é um lugar para onde foram todas as pessoas que amei na Terra...
O que é a verdade? é aquilo que não queremos ouvir.
Deus nos deu o livre arbítrio, mas é Ele quem define os caminhos...
"Certa vez, entrei em uma sala de IML. Lá havia 109 corpos, e no meio deles me ocorreu uma coisa: apenas eu tinha uma escolha, sair dali e viver a vida". 
Ninguém no mundo nasce apenas para se divertir, nascemos para sofrer, porque então o filho de Deus morreu por nós.
Sobre masturbação. É um ato homofóbico, porque vc sempre faz sexo promíscuo com o parceiro perfeito. Você mesmo. Acredita-se que exista vida no sêmen, então somos assassinos, pois matamos a vida?
Sobre sexo. Foi para isso que Deus criou a mulher, para aproveitar. Porque não aproveitamos, então?
Da moral dos homens : Se tivermos que acreditar em uma religião ou em um Deus, para fazer o certo, então porque fomos feitos à sua imagem.
Todos querem julgar a vida dos outros, e a moral é a palavra que todo mundo usa para apontar o dedo para os outros.
A felicidade é entender a sua verdadeira natureza.
Algumas religiões procuram Deus dentro de nós, outras fora. Existem milhões de religiões: porque ainda não foi criada apenas uma, que destrua e extermine, todas as outras?
Gandhi disse: Deus está na Raiz do bem e do mal. Ele guia o punhal do assassino e o bisturi do cirurgião.
Sobre sofrimento, Buda disse: a causa de todo sofrimento é o desejo por coisas materiais. Assim que paramos de desejá-las, paramos de sofrer. Ao aceitar o sofrimento, nós o superamos.
Espiritualidade significa literalmente o caminho para Deus. A idéia de espiritualidade é uma espécie de busca por Deus, mas é desvinculada de praticas religiosas.
A diferença mais simples entre espiritualidade e religião é que vc não matará ninguém por ter uma versão ligeiramente diferente de espiritualidade. A Religião é para aqueles que acreditam que irão para o inferno e espiritualidade, serve para aqueles que já estiveram lá.
Quando paramos de aprender e crescer, começamos a morrer. Todos estamos aqui na mesma jornada.
Todo mundo é diferente. Apenas conviva com cada um, é só isso. Então seja Feliz.

Depois de assistir, tire suas próprias conclusões e viva a sua verdade.

Link para baixar o filme, em inglês:

0 comentários: