Subscribe to RSS feeds

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Descolorido final...


O ator principal saiu de cena e terminado o "espectáculo", se retirou do palco irlandês sem olhar para trás, cerrou as cortinas, apagou as luzes, fechou a porta e jogou fora a chave para não cair na tentação de voltar a abri-la.
Nada é para sempre. E sempre... é muito tempo.

Foram 21 meses, neste caso, mais de 42 mil visitas, 343 postagens, 80 seguidores e internautas de mais de 111 países mundão afora.
 Meses de um ciclo de vida onde este blog fazia sentido. Porque nele me fiz "ouvir", nele depositei muito daquilo que sou. Ironia e sarcasmo nuns momentos. Raiva e frustração em outros. Despi-me de muitos dos meus pensamentos e embrulhei-me ainda mais nos dos que aqui passaram.
Empatia, lágrimas, discordâncias, interrogações, sorrisos e até gargalhadas.Tudo isto ( e mais até) provocado por palavras.
 Pelo enorme poder das palavras.
Hoje é chegada a hora das palavras darem lugar ao silêncio. Da presença, ceder espaço ao vazio...

É o fim.
.
Fim de momentos em que foi muito bom tê-los aqui, mesmo que alguns o tenham feito em silêncio.
Eu tive uma certa preocupação com o fim do blog: quando??? e de que forma iria acontecer??? Me dava um sentimento de perda. Perda do filho, que só eu gerei. Foi uma morte prematura, pois nos meus planos ele iria durar uns 3 ou 4 anos.
O destino que de forma perspicaz, tomou outra direção e fez com que eu voltasse tão rápido para casa, tornando o blog obsoleto e sem sentido. Sem efeito, já que não estou mais na Irlanda. Eu poderia simplesmente deletá-lo e manter meu Big Brother pessoal, só para mim. Não farei isso...espero que de alguma forma, "ele" ainda sirva, de inspiração, ajuda e pesquisa para muitos aventureiros e intercâmbistas .Estou decretando apenas o fim do Blog em respeito aos leitores e amigos que fiz nesta jornada. E não o fim da vida!
E quando o blog chega ao fim, o que acontece com ele?
As pessoas entram de vez em quando pra conferir se não tem nada novo, dia sim, dia não, até que desistem diante da falta de novidade.
Daí o blog fica ali, no "nada" cibernético, guardando pra sempre o registro de algo que foi. Registros de momentos, de coisas tão pessoais, às vezes tão profundas, tão secretas. Registros abandonados no lixo da informação digital.
O único jeito de evitar que isso ocorra é não deixar de escrever nunca. Só que quanto mais se escreve mais se distancia do que já foi, porque os blogs têm essa característica, a de mandar lá pra trás o primeiro post, o começo de tudo. De forma que depois de um tempo estamos todos a seguir apenas "meios", desligados do começo, distantes imprevisivelmente do fim.
Os blogs não são como livros, pelo menos não enquanto não se tornem livros de verdade.
Eu nunca escrevi um livro. Mas escrevi um blog. E não me sinto um escritor por isso, muito embora achasse que poderia ser, quando comecei com este blog.
Um livro chega em algum lugar. Um blog segue indefinidamente, acompanhando a vida (neste caso, a vida e cotidiano na Irlanda), servindo-se dela. Já não é mais o caso, pois voltei definitivamente para o Brasil, em 5 de Dezembro de 2010.
Não é que um seja melhor que o outro, não. São é diferentes.
E uma das diferenças é que o livro depois de lido até o fim (ou até o meio) fica ali na estante. À vista. Real.
Um blog não. Um blog vai sumindo dos sites de busca, perde seus links com o resto do mundo, perde seus visitantes. Nem seu dono volta mais lá. A vida íntima das pessoas flutuando como satélites quebrados, perdidos pelo espaço. Minha viagem fantástica ao hemisfério norte, não serviram para nada? As amizades virtuais, se não aproveitaram a chance de se tornarem reais, morrem junto com o blog. Uma lástima.
O fim de um blog é mais triste do que o fim de um livro...
A minha vida seguirá sem legenda, sem gadgets. Está querendo seguir discreta, sem alarde, sem links. Está querendo seguir como antigamente. Como nos tempos em que escrevíamos diários e os trancávamos com chave. Pra quem sabe um dia, alguém, encontrar o diário e descobrir um segredo nosso muito secreto.
Foi bom. Foi muito legal enquanto durou. Obrigado por todos os comentários, pelos elogios, pela companhia. Fico feliz por ter experimentado participar da blogosfera brasileira na Irlanda, que tem uma particulariedade: muitos começam um blog, depois passam a não atualizar e o desânimo toma conta. Dei uma olhada, nos quase 30 blog's sobre intercâmbio e vida na Irlanda,  e descobri que 60 % ja desistiram de atualizar. Isso tudo no mesmo período em que eu criei o meu e estão lá desatualizados, porque o blogueiro, voltou para o Brasil ou não teve mais vontade de contar suas façanhas na Irlanda ou sua vida tomou outro rumo. Acho uma falta de respeito com os leitores.  Hoje exatamente, está fazendo 2 anos (que as aventuras , as viagens, o encontro com novos amigos e o sonho europeu começou e terminou), por isso escolhi a data para encerrar, minha participação "Colorida" na blogosfera.

QUERIDOS AMIGOS...


VENHO POR MEIO DESTE POST ME DESPEDIR DA IRLANDA E DE TODOS OS QUE ME  ACOLHERAM DE FORMA CALOROSA E FRATERNA COM SUAS AMIZADES,  E QUE NAO VOU ESQUECER E VOCÊS ESTARÃO TODOS EM MINHAS ORAÇÕES.
 ESQUECEREI OS MAUS MOMENTOS QUE POR VENTURA PASSEI E LEMBRAREI COM CARINHO DE TODOS...

UM GRANDE ABRAÇO DO TAMANHO DA DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA...
WAGNER

Mas agora eu vou lá na cozinha ver se o bolo de milho que deixei no forno, não está queimando...
E a VIDA, segue...


Tem algum comentário, uma dica, uma palavra, uma reclamação, uma sugestão ou um carinho, então me escreva,prometo responder a todos que o fizerem:

irlandacolorida@hotmail.com



Me emocionei tanto com esse e-mail, que não tive outra opção, se não postá-lo aqui, porque foi uma das mais belas demonstrações de carinho, que recebi ultimamente:


Wagner,
Eu sei que você recebe muuuitos e-mails sobre seus comentários em seu blog, mas de verdade gostaria que lesse meu e-mail!
De verdade, acho que você deveria escrever um livro. Esse seu jeito engraçado, amoroso, detalhista, envolvente, inteligentissimooooooo e transparente com certeza seria um Best Saler rsrsr
Você cita algumas vezes que já não tem mais corpinho de jovem etc, mas meu Deus você tem um espirito iluminado e suuper jovem!
De verdade já te admiro!!!
Há alguns dias pesquisava sobre paises para viajar, estudar, conhecer pessoas, melhorar o ingles e viver esse mundo tão grande!
Hoje sentei na cadeira do escritório onde trabalho e comecei a fuçar na net...e por acaso achei seu blog .
Eu o li das 8:00 até 12:00!!! Tuuudinho...Sofri e sorri como se estivesse alí com você!
Além de ter muitas dicas ótimas de livros e filmes, tem muita informação do pais, documentação, indicação de blog etc!!!
Imaginei que a Irlanda fosse um pais sem graça, frio e sem muitas coisas para fazer, mas você a descreveu de uma forma tão inusitada que vi que o que realmente importa é como vemos e tornamos e não o que ela é!
Estava pensando em qual pais ir e me decidi que vou para a Irlanda tbm!
Não é um dos mais baratos que achei, mas por ter criado um carinho pelo lugar devido as suas descrições!!!
Obrigada por ser tão transparente, por ajudar milhões de pessoas como eu , nesta situação de grandes decisções e de não ser egoísta e dividir suas experiencias com muita transparencia.
Gostaria muito de te conhecer, não para ficar perguntando da sua viagem, pq eu farei a minha e poderá ser muito diferente que a sua, mas pela pessoa que é.....

Muitaaa paz, muito amor, e que sua luz brilhe sempre desse jeito maravilhoso!
Obs: Vou fazer um blog tbm, mas sei que não será tão maravilhoso como o seu.

Indicarei para muitos amigos!
beijãoo
Suellen de Soldi 24 anos!

Suellen, eu transcrevi seu e-mail aqui, porque eu acho que atingi o meu objetivo com o Blog.
Muito Obrigado, era para isso mesmo, que o Irlanda Colorida foi criado.
ajudar, alegrar e entusiasmar os novos sonhos!!! 

13 comentários:

Unknown disse...

Olha, fiquei melancólica... Mas adorei a foram como vc encerrou esse ciclo... Boa sorte querido!!!
Continuo te vendo pela internet!!
Beijos e boa sorte sempre!!!

Mr. Lemos disse...

Ai caraio!! Lá naquele jantar de despedida na casa da Ana vc já tinha me alertado que o blog acabaria e que o último post seria publicado nesse dia. Ainda assim, não dá pra não ficar um tanto triste. O que acabo de perceber, no entanto, é que um pouco dessa tristeza acontece por causa da projeção. É difícil ler e não se imaginar na mesma situação, enerrrando esse ciclo tão especial e dizendo adeus a essa casa virtual que tantos amigos recebeu.
Nunca vou esquecer do seu primeiro comentário no meu blog, falando algo bacana e pedindo para trocar links. E depois quando te vi a primeira vez... nos reconhecemos automaticamente e falamos até um oi relaxado, como se já fossemos velhos camaradas. Não tenha dúvidas de que por meio desse espaço vc fez amigos.
Que vc seja feliz em tudo o que fizer, seja onde for.
Grande abraço, já com saudade
Jar Jar

Bruna disse...

Ai guri!!!
Se cometer facebookcídio aí eu te mato merrmo!!!

Pessoa de alma linda :-*
Enfia esse bolo #$*@# nas entranhassssss!!! #alokadedieta

Cientista Mae Mulher disse...

Fiquei meio borococho tb, ate pq nem pude aproveitar seus postsMas a vida segue em frente ne. Gosto mt de seu jeito de escrever. E akeles planos de blog de maquiagem? Pensa com carinho. Serei seguidora eterna. Que Deus ilumine seus caminhos sempre.
Abraços

Unknown disse...

Li todos os posts do seu blog e adorei!!Sempre que podia acessava a internet, entrava na página do irlanda colorida para ler os posts novos!! Inclusive tenho participação em um dos posts!! e fico mto feliz por ter marcado presença aqui!!
Fiquei triste ao ler no facebook sua publicação do último post do blog.. Gostaria mto que vc desse continuidade , mudando apenas o assunto,como algumas pessoas sugeriram, mas isso é algo que é vc quem tem que decidir!
Mande noticias sempre que puder!!
Bjos

A Caminho da Irlanda disse...

Oi Wagner, seu blog foi o primeiro que li e por isso estou trocando o sonho do Canadá pela Irlanda. Quando encontrei o Irlanda Colorida, não consegui parar de ler, li cada página. Sabe quando vc descobre "é isso que quero", então foi exatamente dessa forma. Hj me preparo para a viagem, o que está implicando em muitas coisas,mudanças... vc não tem idéia. Saiba que vc é amigo querido, amigo virtual tem muito valor tb. Tenho certeza que será feliz sempre independente de onde estejas. Bjusssssss Vera.

Wagner,Brasil disse...

Vera, boa sorte na sua jornada.Dei uma olhada no seu blog e tirei uma conclusão ou seria uma dica: intercambio não é mais privilégio para jovens. Não somos mais jovens, mas temos nossos sonhos...corra atrás do seu.Vou te acompanhar.

Wagner,Brasil disse...

Graziele, vc mora no meu coração, e não se esqueça que estarei esperando o convite do casório..táááááaáá´..beijuss.

Wagner,Brasil disse...

Todos vcs...obrigado pelo carinho.

neura disse...

ta bom..quando vc receber o convite do casorio da GRAZIELE..ja tenha em mente que vai ser meu hospede...ta certo???agora quanto ao blog...ah aqui vai uma bela sugestao...cabelo...adoro...tenho certeza que vamos aprender muito c vc!!!bjos meu querido....

suellensoldi@gmail.com disse...

Nossa fiquei muito feliz por mostrar meu e-mail! Escrevi de coração, porque realmente me ajudou muuuito e tenho certeza que ainda vou voltar aqui muitas vezes. Um beijãooo.
Pessoas iluminadas se conquista assim...com muito carinho!

Patricia disse...

Achei lindo o comentario da Suellen. Confesso que ainda nao li seu Blog inteiro, vou desfrutando lentamente como uma sobremesa saborosa para que nao acabe logo, o sabor fique impregnado em minha memoria e eu queira repetir, mas somente em ocasioes especiais. Quando voce disse que o blog iria acabar fiquei um pouco preocupada de que deixasse de existir, mas nao, ele chegou ao fim, e eh preciso coragem para colocar um final em algumas coisas. Este blog fica agora como uma lembranca, um album, e eu me sinto uma felizarda por voce compartilhar-lo conosco. Neste blog podemos nao soh conhecer um pouquinho do Wagner, mas tambem ter acesso a informacoes interessantes, eu acho legal o modo como voce descreve suas viagens com informacoes sobre o local, um pouco da historia, isto mostra que voce realmente estah interessado na cultura. Ainda vou passar por aqui varias vezes, ler, reler, tenho planos para este blog: um dia, quando for a Roma (isto ainda eh soh um desejo) vou consulta-lo com carinho e quando estiver nos locais que voce visitou me lembrarei de voce!

Wagner,Brasil disse...

patricia, muito obrigado...me senti "super"..hahahahahahaha