Subscribe to RSS feeds

sábado, 14 de novembro de 2009

DANÇA IRLANDESA




Talvez a mais fascinante forma de arte irlandesa divulgada em todo o mundo seja a dança. Devido às constantes invasões e imigrações que ocorreram na Irlanda em toda sua história, cada povo trouxe para o país sua música e dança preferidas.
Existem vagas referências sobre as origens da dança irlandesa, mas acredita-se que os primeiros praticantes foram os druidas, que dançavam em rituais religiosos, homenageando ao sol. Quandos os Celtas chegaram à Irlanda trouxeram consigo suas próprias danças e música também. No século XII os normandos conquistaram a Irlanda, introduzindo no país uma dança típica, onde um cantor ficava rodeado por dançarinos, e estes repetiam a canção do cantor enquanto dançavam. Toda vez que conquistavam alguma cidade, os normandos comemoravam com este ritual. No século XVI as danças típicas, como o Irish Hey, Rinnce Fada e o Trenchmore foram mencionados em escrituras. Desde então, as apresentações começaram a ser feitas em castelos, assim como para a realeza.
A dança irlandesa possuía várias versões, nas mais diferentes áreas da Irlanda. Hoje pode-se encontrar jigs, reels, hornpipes, sets, half sets, polkas e uma espécie de sapateado, performados individualmente ou em grupo.
As roupas usadas pelos dançarinos de hoje são uma homenagem às vestes usadas no passado. A maioria das roupas são adornadas com símbolos celtas.
Hoje em dia existem diversas organizações promovendo a dança irlandesa, assim como grupos de dança famosos pelas belíssimas e eletrizantes apresentações. Espetáculos como o Riverdance, Lord of the Dance e Feet of Flames projetaram a dança irlandesa no mundo todo.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá, boa tarde. Achei seu blog pesquisando na net... achei super legal ainda mais que tenho o mesmo objetivo que vc. Sou cabeleireiro e hje estou me programando para fazer intercambio em Dublin mais existe os medos e receios q vc mesmo passou, assim, como descreve no blog. Dúvidas correm sobre como é o mercado de cabelo, sobreviver, as pessoas e o que levar na bagagem. E como vc já está vivendo essa maravilhosa experiência; creio que poderá me ajudar, please?! :)
Se possível, vamos teclar pelo MSN ou orkut. Meu orkut é Luciano salkw.
Add-me, vamos manter contato. Ah, tudooo deve ser a Suíça... suas fotos dizem hehe. Abraços!