Subscribe to RSS feeds

domingo, 8 de novembro de 2009

Estátuas de Dublin 1, 2 e 3

Bom, voltando a falar sobre a Irlanda, enquanto a série "curiosidades" estacionou no número 11, vou começar a série: Estátuas de Dublin.
Eu sei, não vai ser fácil, porque estão espalhadas pela cidade, mas quero ver se até minha volta para o Brasil, eu consigo concluir esta série, para ficar completa, até a próxima "estátua" ser inaugurada aqui em Dublin. Para não ficar desinteressante, vou colocando aos poucos, assim que for fotografando as respectivas estátuas, seus endereços ou os monumentos à que elas pertencem. Um pouco mais de cultura, e história sobre este acolhedor país.
.

1) Daniel O'Connell ( 1775 - 1847):
.

Monumento na O'Connell Street por John Foley. Daniel O'Connell "O Libertador" foi um líder político irlandês famoso para emancipação Católica na Irlanda. Ele foi o primeiro católico a ser eleito prefeito de Dublin, em 1841.Tempos depois ele foi condenado a 3 meses de prisão por defender a revogação da Lei de União Europeia. O'Connell foi admirador de Simón Bolívar, e um de seus filhos (15 anos) foi um funcionário voluntário no exército de Bolívar, em 1820. A rua principal no centro de Dublin, onde fica este monumento era anteriormente chamado Sackville Street e foi renomeada O'Connell Street, em sua honra depois que o Estado Livre Irlandês foi estabelecido em 1922.

2) Jim Larkin ( 1874 - 1947):

.

Jim Larkin é lembrado na avenida principal de Dublin, por sua dedicação aos direitos do trabalhador. Em 1909 Jim Larkin fundou a compamhia de Transportes irlandês e a União Geral dos Trabalhadores, com alojamento para trabalhadores não qualificados como: carroceiros, estivadores, operários, e a mão-de-obra das fábricas, que viviam em condições de grande miséria nas favelas de Dublin, na época e que estavam entre os piores na Europa. Em 1913 sua união tinha mais de 10.000 membros e tinha a sua sede em Liberty Hall.
Seu sucesso causou apreensão entre os empregadores, que, liderados por William Martin Murphy, uniram-se numa federação e insistiram que todos os empregados deixassem a "união de Larkin".Eles se recusaram, e houve um grande bloqueio até 1913. Outros sindicatos apoiaram o seu colega de trabalho (Murfhy), e cerca de 100.000 foram expulsos de seus empregos. Em 1912, juntamente com James Connolly, ele fundou o Partido Trabalhista Irlandês de que ele foi o primeiro líder. A vida de Jim era uma luta contínua para a melhoria de vida de todos os trabalhadores.
A estátua foi criticada na época de sua construção porque as mãos levantadas de Jim incentivavam os trabalhadores a se rebelarem, como uma forma de protesto.

3) Molly Malone:


Estátua de Molly Malone

.
O close-up da figura de Molly é celebrada em uma estátua desenhada por Jeanne Rynhart, colocada no final da Grafton Street, em Dublin, erguida para comemorar o primeiro milênio da cidade de Dublin, em 1987. A estátua retrata uma mulher, Molly, joven em traje do século XVII, representando uma pessoa real, em quem a música "Molly Malone" é baseada. Seu vestido decotado e seios grandes são justificadas pelo fato das mulheres amamentarem em público em sua época.
Uma lenda urbana cresceu em torno da figura de Molly, como uma vendedora ambulante de mexilhões e mariscos de dia e prostituta de noite. Segundo a lenda, fazia isso para alimentar a família e para não passar fome. Foi até criado esta canção em sua homenagem.
No entanto, não há provas de que a canção é baseada em sua vida real, que viveu no século 17. Apesar das reivindicações dos registros de seu nascimento e de sua morte terem sido localizados, o nome de "Molly" surgiu como uma versão familiar dos nomes de Maria e Margaret. Embora muitas dessas "Molly" Malones nascerem em Dublin, ao longo dos séculos, nenhuma evidência conecta qualquer uma delas para os eventos na música, publicada em 1880 pelo escocês James Yorkston. A canção é uma tragicomédia familiar provavelmente influenciada por canções com tema semelhante, como a de Percy Montross "My Darling Clementine", que foi escrita em 1880 também.

0 comentários: