Subscribe to RSS feeds

quinta-feira, 30 de abril de 2009

SOMÁLIA




Somália é um país que faz parte do continente africano. Aliás, a Somália é o "chifre" da África. Um país devastado pela fome, pela pobreza, pela guerra de etnias, pela AIDS, enfim...um país indo na contra-mão do desenvolvimento global, com o passar dos anos. Com seus milhares de sobreviventes formando um "êxodo" populacional, fugindo das mazelas da África. São centenas em busca de um lugar mais digno para viver ,vindo se instalar na irlanda e alguns países europeus. Pois bem, o assunto é choque cultural. Estava eu essa semana trabalhando no salão do centro de Dublin, no fim da O'Connel Street, quando entrou porta adentro uma mulher em trajes típicos da Somália...um tipo de burca, creio eu, ser por causa da religião: muçulmana. Ela num péssimo inglês, com muita mímica, pedindo pra eu cortar o cabelo do filho dela. Bem, como já era quase 6 da tarde, e eu estava sozinho...disse que o faria. Cortei o cabelo do garoto com máquina e ela disse que estava okay. Então eu perguntei, pra matar minha curiosidade: De onde vc é?...Ela respondeu: Somália...e eu emendei: aaaaaaa, na Áfricaaaaaa. Vi apenas pelo espaço que ela mostava na indumentária, os olhos...um brilho no olhar...talvez: saudade! Aí ela me perguntou: De onde vc é?...eu respondi: Brasil e ela soltou a pérola: Brasil é na EUROPA também?...fiquei chocado!!!!..ela não sabia onde era o Brasilllllllll...depois que cheguei em casa, caiu minha ficha. Como ela vindo de um país tão sofrido, devastado pela guerra, arrasado pela fome...saberia onde é o Brasil? Uma pena...em pleno século 21, nos depararmos com uma situação dessas. Depois fui pesquisar sobre a Somália e vi que recentemente, o país tem aparecido nos notíciários pelo ataque de piratas somaleses à navios petroleiros dos EUA e Canadá, na região do golfo da Somália. Que mundo intrigante e pequeno é esse: Somália e Brasil!!!

0 comentários: