Subscribe to RSS feeds

quarta-feira, 8 de abril de 2009

CÔNCAVO & CONVEXO







Dois assuntos totalmente diferentes em uma pauta só.
O Côncavo da acessibilidade: uma amiga outro dia me perguntou se eu sabia porque existem tantas pessoas cegas ou deficientes em trânsito pelas ruas de Dublin???...é claro que a resposta foi NÃO. Como se trata de uma bela cidade européia, Dublin vem trabalhando insistentemente pela melhora da qualidade de vida de seus cidadãos e hoje prima pela excelência de oferecer bons serviços e total acessibilidade aos dublinenses acometidos de alguma deficiência, seja ela de locomoção, visual, enfim...a cidade oferece uma gama enorme de bemfeitorias para a população, dentre elas, os sinais sonoros de alerta, para pessoas deficientes visuais atravessarem as famosas e movimentadas ruas de Dublin. Por toda cidade, pode-se observar o cuidado com os sinais de aviso para travessia , bem como uma infinidade de rampas em locais públicos e ruas. Observa-se também com muia frequência a utilização de cãos guias para os deficientes visuais e os cachorros geralmente, são os inteligentes labradores. Outra situação que pude observar, quase que diariamente, foi o respeito e os cuidados que a empresa de ônibus local, a Dublin Bus Service, tem com os cidadãos cadeirantes, utilizando-se de modernos ônibus equipados com rampas de acesso rápido ao interior dos mesmos. Show de eficiência e cidadania.

O Convexo do cotidiano : essa é uma parte triste e vergonhosa da cidade, com suas centenas de pessoas pedindo dinheiro nas ruas. Tudo bem que a crise ta afetando todo mundo e algumas pessoas desprovidas de condições dignas, estejam passando por momentos difíceis...mas o que pude observar, foram homens e mulheres em condições de trabalhar e no gozo de boa saúde, ficarem nas esquinas e portas de lojas de conveniência pedindo dinheiro para a população. Talvez seja uma maneira de botar comida na mesa ou até falta de estímulo para procurar e encontrar um bom emprego, mas é muito triste ver, que centenas de pessoas, recorrem a esse artifício, para sobreviver por aqui.

1 comentários:

Daiene Medeiros disse...

Olha, isso é algo q realmente me impressiona e entristece, principalmente, qnd está no inverno e o frio é de lascar e aquelas pessoas na rua. Meu namorado diz q a maioria é alcoolátra. Não sei! Mas é triste e um contraste imenso É!